A importância de um planejamento de obras bem executado
- Bárbara Guimarães
- 8 de abr. de 2021
- 2 min de leitura
Você já deve ter ouvido falar sobre obras que atrasaram ou de orçamentos que excederam o esperado. Um dos principais motivos para esses problemas é a falta de um planejamento de obras bem feito. A principal função dele é passar uma visão real da obra, considerando o antes, durante e depois da construção. Dessa forma, é possível evitar imprevistos e falhas.
O que é um planejamento de obras
O planejamento de obras é mais do que uma planta com instruções da obra: ele é um plano completo e detalhado com prazos, serviços para cada etapa da construção, viabilidade, orçamento, plano de ação e análise das equipes envolvidas. O profissional que executa esse trabalho analisa todas as etapas para descobrir como evitar gastos desnecessários, retrabalhos e todos os problemas que possam impedir a conclusão da obra no tempo estipulado.
Como funciona os processos
O primeiro passo é checar a viabilidade da obra, analisar o local, a logística de construção, o projeto, os materiais a serem utilizados e aprovar com a prefeitura a execução do trabalho. Então a obra deve ser orçada, levantando as estimativas de custos, orçamento preliminar, estimativa por etapa de obra e orçamento analítico. Todos esses elementos evitam com que custos “surpresas” surjam ao decorrer do projeto.
Também é necessário analisar o tempo médio das atividades a serem exercidas. Para isso, é importante estar bem alinhado com cada uma das equipes que vão realizar os diferentes trabalhos. Além disso, existem etapas de desenvolvimento que são interligadas. É importante fazer uma análise detalhada da relação de dependência entre os processos e criar uma hierarquia entre eles.
Com tudo isso, pode-se realizar o cronograma da obra, definir a sequência de atividades e o tempo de cada uma delas. Com o cronograma também é possível listar todos os materiais e equipamentos necessários em cada fase.
Por fim, a obra deve ser sempre acompanhada para checar se tudo está indo conforme o planejado. Assim, caso ocorra um problema, é possível revisar o planejamento durante o processo para tentar encontrar a melhor solução sem perder tempo.
Qual a importância de um planejamento de obras
Uma das principais vantagens de um planejamento é a segurança e confiança que ele passa para realizar um projeto. Além disso, ajudam os gestores na hora da tomada de decisão e na integração do escritório com o canteiro de obras e sua logística.
Boa parte do tempo das obras é gasto em solucionar problemas e imprevistos. Esse tempo pode ser diminuído quando se tem um planejamento eficiente e interconectado entre todas as necessidades do projeto.
Na hora de escolher a construtora para o seu projeto, fale com a Avantus. Contamos com especialistas que vão planejar todos os processos e garantir que sua obra será entregue com qualidade e dentro do prazo.

Komentarze