Vale a pena comprar um apartamento? 4 Motivos para você possuir um imóvel próprio.
- Bárbara Guimarães
- 12 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Comprar ou alugar um imóvel? Essa é uma pergunta que geralmente nos fazemos quando começamos a chegar perto dos 30 anos. E sempre fica a dúvida, será que vale mais a pena a estabilidade de um local próprio, ou flexibilidade de poder se mudar quando bem entender. Ambos possuem vantagens e desvantagens e vão variar de acordo com o momento que você está em sua vida. Porém, existem alguns motivos que podem fazer você se convencer que vale a pena investir em seu próprio imóvel.
1. Você realmente precisa morar perto do trabalho?
Muitas pessoas preferem morar de aluguel para ter uma mobilidade mais fácil, pois podem ter de mudar de emprego. Se o seu novo trabalho fica do outro lado da cidade, você pode facilmente mudar para um imóvel mais próximo do seu novo trabalho e evitar problemas de trânsito Porém, essa necessidade está cada vez menor. A tendência do Home Office cresceu muito nos últimos anos, então, como você vai trabalhar em casa na maioria dos dias, você não precisa se preocupar em perder muito tempo dentro do carro.
2. Um investimento a longo prazo
Um dos maiores problemas do aluguel é que o dinheiro que você gasta mensalmente não está retornando de nenhuma forma para você. Ao comprar um imóvel você terá um gasto fixo por muito tempo (quase como um aluguel), mas no final desse tempo, aquela casa ou apartamento será seu. Ao invés de gastar esse dinheiro com um local que não é seu, você investiu para ter um bem no final. E agora que ele é seu, você pode fazer o que quiser com ele: vender para dar entrada em um imóvel diferente, esperar que ele valorize ou, simplesmente, morar sem ter de se preocupar com o aluguel no fim do mês.
3. Uma segurança para momentos complicados
Todo mundo está suscetível a passar por alguns momentos econômicos difíceis. Seja uma fase difícil na empresa ou até mesmo perder o emprego, fases como essas são muito mais complicadas quando se mora de aluguel. Ao ter um imóvel próprio nessas horas pode ajudar a conseguir um empréstimo mais facilmente, pois você tem o apartamento de garantia, e, se for necessário, é possível até vender para gerar mais caixa.
4. Seu lar do seu jeito
Quando você mora de aluguel, você não tem tanta liberdade para realizar reformas ou mudar alguns móveis, afinal, aquele imóvel não é seu e não vale realizar esse tipo de investimento. Um imóvel próprio permite que você transforme o espaço do jeito que mais se adequa para você. Você pode mudar o piso, comprar móveis planejados, papéis de parede, azulejos, integrar a cozinha com a sala e fazer outras reformas. E todo esse dinheiro gasto em reformas e móveis se torna um investimento, pois agrega mais valor em seu imóvel.

Commenti